Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Curso de formação da Forania de Ponte Nova


Aconteceu neste último sábado dia 25/02 em Ponte Nova, o Curso de Formação sobre Campanha da Fraternidade 2012. O curso contou com a assessoria do Diácono Daniel que atualmente realiza seus trabalhos em Guaraciaba. Cerca de 50 jovens participaram do Encontro que enfatizou o tema da campanha "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra". A juventude se mostrou bem interessada ao tema e despertou debates nos grupos de discursão. O Encontro trouxe a importancia da saúde como um processo de bem-estar físico, psiquico, social e espiritual e não apenas ausência de doença. Ao mesmo tempo a Campanha também nos impulsiona a mover ações em políticas públicas em benefício da saúde de todos nós.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

1º Encontro de formação da Forania de Viçosa


Aconteceu no último dia 5, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa, o I Encontro de Formação dos Jovens da Forania de Viçosa, organizado por membros da Pastoral da Juventude.

Com o intuito de preparar os jovens para discutir e entender o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2012, o encontro teve início às 8h e e encerramento às 17h30. Contando com a participação de 75 jovens de diferentes cidades e paróquias, a metodologia do encontro foi bem elaborada e possibilitou um dia agrádavel e proveitoso para os jovens que ali estiveram.

Para falar sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Saúde Pública, os jovens tiveram o privilégio de receber a professora Luciana de Moraes, que lenciona nos diversos cursos da área de saúde da Univiçosa. Na parte da tarde, para falar sobre a Campanha da Fraternidade, contamos com a presença agradável de Márcia Guimarães, Coordenadora Paroquial da Liturgia da Paróquia São Silvestre.

Além desses momentos de formação, os jovens puderam se descontrair com dinâmicas e refletirem em grupos menores sobre o que haviam ouvido, pensando em possíveis ações para conseguirmos difundir a saúde sobre a Terra.

Depois do momento de reflexão bíblica e oração final, os jovens da Paróquia de São Miguel da cidade de Araponga, da Paróquia de Santo Antônio da cidade de Canaã, da Paróquia do Divino Espírito Santo da cidade de Divinésia, da Paróquia de São Silvestre e da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima da cidade de Viçosa, puderam voltar para suas casas mais preparados para agirem dentro de suas comunidades e colocarem em prática o que aprenderam sobre saúde pública e como podem contribuir para cuidar de si e do próximo.