Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Comissão de articulação da Pastoral Afro e PJ caminham juntas na Região Mariana Sul

Na região Mariana Sul a Pastoral da Juventude (PJ) e a comissão de articulação da Pastoral Afro Brasileira (PAB) estão aprofundando sua parceria. Nos dias 17 e 18 de outubro estas duas pastorais estiveram visitando as cidades de Mercês, Tabuleiro, Rio Pomba, Silveirânia e Desterro do Melo.
Pela PAB, Izaías Amaral, pôde conversar com os Padres Apolo Guerra, Jamilson Silva, João Francisco Xavier e Tarcísio Fortunato. O bate papo teve o objetivo de divulgar os trabalhos do grupo de articulação da PAB na região e na arquidiocese, discutir sobre potenciais lideranças em suas comunidades, melhores estratégias de articulação desta pastoral conforme as realidades locais e convidá-los para participar conosco do Encontro Arquidiocesano da Pastoral Afro, que será realizado entre os dias 13 a 15 de novembro, na Casa de Retiro Nossa Senhora da Alegria na Vila Samarco.
Pela PJ, Leonardo Moura e Edwiges Costa, visitaram grupos de base da forania de Rio Pomba que, segundo avaliação desta pastoral, sempre esteve distante das agendas de juventude propostas e divulgadas pela região. A PJ busca, através do Projeto arquidiocesano de Revitalização, reestruturar e reorganizar os grupos de base, bem como conhecer as diferentes realidades nas quais vivem as juventudes das 79 cidades que compõem a Arquidiocese de Mariana.
Em Mercês o encontro foi com a juventude do EAC, EJC e JEM, sendo que este último, diferente dos outros que são um movimento conhecido, é um grupo de jovens recém formado na comunidade do Retiro. Como resultado foi acordado que a Natália, coordenadora do grupo JEM, será a referência da paróquia de Nossa Senhora das Mercês para o trabalho com as juventudes.
Na cidade de Rio Pomba a conversa foi com a juventude do EJC, que reúne para um mesmo trabalho os jovens das paróquias de São Manoel e Nossa Senhora do Rosário, a referência nesta cidade ficou sendo o jovem Tiago. Em Silveirânia nos deparamos com a realidade da não existência, no momento, de organização da juventude em algum grupo ou movimento. Contudo tivemos uma conversa extremamente produtiva e fizemos alguns encaminhamentos, são referências, da paróquia de Santo Antônio, os jovens Elivelton e Vantuil.

Foram estes mais alguns passos dados no sentido de favorecer o trabalho pastoral de busca, entendimento e compromisso com a causa de todos aqueles historicamente desfavorecidos no desenvolvimento da nação brasileira.