Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Pastoral da Juventude lança Relatório Final da XI Assembleia arquidiocesana da PJ Mariana

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana lança o relatório final da XI Assembleia Arquidiocesana da PJ, nele estão contidos os principais pontos discutidos, os nomes dos jovens que foram eleitos para os serviços na Equipe central e as ações que a EC deverá executar no triênio.
O desejo é que jovem dos Grupos de Base, de posse deste documento, possa somar forças para efetivar os trabalhos da PJ em nossa arquidiocese.
Para saber tudo que foi discutido durante a Ônzima, basta clicar aqui.
Boa leitura, reflexão e mãos à obra!
#PJ MarianaRumoAos30Anos!

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Lideranças da Pastoral da Juventude participam do Encontro Arquidiocesano de Evangelização das Juventudes



No dia 30 de Abril, em Passagem de Mariana, foi realizado o Encontro Arquidiocesano de Evangelização das Juventudes, que teve como objetivo a construção e discussão de ideias para a elaboração de um Projeto de Evangelização da Juventude, além de conhecer a realidade da juventude na nossa Arquidiocese.

O encontro, que contou com a presença de lideranças da PJ e de outros movimentos jovens, reunindo cerca de 60 participantes das 5 regiões pastorais, se iniciou com um resgate histórico realizado pelo padre Geraldo Martins, onde lembrou da trajetória da juventude na Arquidiocese. Este resgate levou os participantes à década de 70, época onde os jovens começaram a se organizar através dos movimentos, passando pela criação da Pastoral da Juventude, em 1988, e pelo surgimento dos movimentos ligados à Renovação Carismática que ocorreu após esta data.

Como forma de iluminar os jovens nas discussões sobre o Projeto de Evangelização, foram apresentadas algumas respostas dos questionários enviados às paróquias, onde puderam analisar os perfis dos grupos de jovens existentes na arquidiocese, a fim de mostrar aos jovens os trabalhos que já estão sendo realizados com a juventude arquidiocesana, neste momento, foi destacada a grande presença da PJ nas comunidades rurais.

Também foi realizado o estudo das principais observações e orientações da CNBB em relação à evangelização dos jovens, utilizando o documento 85 como material para este estudo, sendo mais uma forma de nortear a elaboração do Projeto de Evangelização, dando uma base acerca dos pontos que deveriam ser observados durante as discussões.

Durante a tarde os jovens foram divididos em grupos para construírem ideias para o projeto, que visa integrar as diferentes visões das expressões jovens na criação de um plano eficaz para alcançar os jovens da "Arquimãe". Nestes grupos, foram elaboradas várias sugestões que serão utilizadas durante o processo de elaboração deste projeto, para que após sua construção, seja estudado pelos grupos de base da arquidiocese e, só depois deste estudo, se torne o projeto final. 

Durante o encontro também foram recebidas sugestões para a realização do Jubileu da Juventude, programado para o dia 31 de julho, em Mariana, e que será um momento dedicado à toda a juventude da Arquidiocese de Mariana.

domingo, 1 de maio de 2016

PASTORAL DA JUVENTUDE SE FAZ PRESENTE NA XXVI ROMARIA DAS TRABALHADORES E TRABALHADORAS












A Pastoral da Juventude se fez presente na cidade de Urucânia, neste dia 1º de maio, por ocasião da XXVI Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, promovido pela
Dimensão Sociopolítica de nossa Arquidiocese, e teve como tema: “CASA COMUM, RECONSTRUIR E DEFENDER A VIDA” e do lema; “QUEREMOS VER BROTAR ÁGUA SOBRE A TERRA E NOSSOS DIREITOS COMO BÊNÇÃO”
.

A Romaria marcou a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida a Região Mariana Leste, e foi encerrada por cerebração eucarística presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha e contou com a presença de vários padres, movimentos e pastorais de nossa Arquidiocese.