Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lançamento da Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens na Arquidiocese de Mariana

A Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Mariana realizou, no dia 31 de julho de 2010, em Ponte Nova (MG), o lançamento oficial da Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens em sua arquidiocese. O lançamento ocorreu durante o 4º Fórum Social pela Vida, evento realizado pela dimensão sociopolítica da arquidiocese, que reuniu cerca de 500 lideranças de diversas pastorais, dimensões e movimentos entre os dias 29 de julho e 1º de agosto.

Durante a cerimônia foram apresentados dados sobre a realidade juvenil no país, além de fatos que vêm escrevendo a triste história do extermínio de jovens. Os jovens Gilberto Mendes e Lucilene Macedo falaram também dos objetivos da campanha e ressaltaram a importância do envolvimento de todos: “Essa não é a campanha dos jovens, das Pastorais da Juventude, da Igreja... Ela é de TODOS nós! São nossos jovens filhos, jovens amigos, jovens sobrinhos, jovens afilhados, jovens netos, jovens vizinhos que estão morrendo! Não podemos deixar que o extermínio continue!”.

O poeta e cantor Zé Vicente emendou o lançamento da campanha com seu show. Com a música Esperança Jovem, ele iniciou sua apresentação convidando todos a lançarem sementes de vida para a juventude.

Os jovens da PJ aproveitaram o Fórum Social pela Vida para distribuir materiais da campanha e mobilizar as lideranças presentes a levarem para suas comunidades essa importante e urgente discussão. Um fato marcante foi a confecção de camisas da campanha, produzidas de forma artesanal pelos próprios jovens, que movimentou o dia-a-dia do Fórum. Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana e presidente da CNBB, também demonstrou seu apoio à campanha e incentivou os jovens a continuarem firmes nessa luta (foto). Confira abaixo a cerimônia de lançamento.


A jovem Bruna Monalisa, de Ouro Preto, fez questão de ajudar Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da CNBB, a colocar a fitinha da campanha.



Um comentário:

  1. A Pastoral da Juventude é surpriendente. Dou graças a Deus por ela existir. ♥PJ♥ me orgulho de você!

    ResponderExcluir