Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Carta da juventude clama por vida plena e fim da violência

Durante a Missa de Ramos, realizada no dia 17 de abril na Praça da Sé, em Mariana, a juventude da paróquia Sagrado Coração de Jesus entregou ao arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio, uma carta de protesto contra a violência e o extermínio de jovens.

A carta foi lida no momento da ação de graças e trazia em seu conteúdo um apelo para que a voz da juventude pudesse ecoar “como um grito de protesto e de indignação contra a indiferença de diversos seguimentos da sociedade diante da perversa realidade do extermínio de jovens”.

No dia em que a juventude celebrou o Dia Mundial da Juventude, os jovens dividiram um pouco da realidade que os afligem, suas angústias e indignação diante das terríveis cenas de violência e extermínio.

Confira a carta na íntegra:

Reverendíssimo Senhor Arcebispo Metropolitano
Dom Geraldo Lyrio Rocha


Hoje, dia Mundial da Juventude, nós, jovens da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, movidos por Aquele que nos amou primeiro (I João 4, 19) e inspirados pelas palavras do Papa Bento XVI, que nos exorta: “Procurai também vós, todos os dias, seguir a Palavra de Cristo. Senti-O como o verdadeiro Amigo com o qual partilhar o caminho da vossa vida. Com Ele ao vosso lado sereis capazes de enfrentar com coragem e esperança as dificuldades, os problemas, também as desilusões e as derrotas” (Mensagem para a XXVI Jornada Mundial da Juventude 2011), viemos dividir convosco nossa angústia e indignação diante da terrível realidade de violência e extermínio dos nossos jovens.


As Pastorais da Juventude do Brasil lançaram uma campanha, ação articulada de diversas organizações, para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente, o extermínio de milhares de jovens Brasileiros.


A Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte da juventude. Por isso, em agosto de 2010, os grupos de nossa Paróquia, que congregam cerca de setenta jovens atuantes, iniciaram as atividades de conscientização acerca deste assunto. E neste ano de 2011, seguindo o segundo Eixo da Campanha, “Ações de massa e divulgação”, gostaríamos de fazer deste Domingo de Ramos um momento em que nossas vozes ecoem como um grito de protesto e de indignação contra a indiferença de diversos seguimentos da sociedade diante da perversa realidade do extermínio de jovens.


Segundo o relatório feito pelo RITLA (Rede de informação Tecnológica Latino-Americana), morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio no Brasil. E ainda vale lembrar que um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes brasileiros serão assassinados no período de 2006 a 2013.


Como é possível diante de tal situação permanecermos alheios à responsabilidade de preservação da vida? Responsabilidade esta que é nossa!


Em nossa cidade, a Primaz das Minas, não estamos longe deste número absurdo de assassinatos. Por exemplo, cada vez mais cedo os jovens se tornam usuários de drogas psicotrópicas. Aos finais de semanas, encontramos com jovens de todas as classes sociais e níveis de estudo nos adros das igrejas, nas praças, nas ruas e nos bairros sendo extorquidos de sua liberdade, realidade esta que os aprisiona conduzindo-os, na maioria das vezes, à morte. Isso não pode continuar assim!


Jesus nos ensina que “Ninguém tem maior amor que aquele que dá a vida pelo seu irmão”(Jo 15, 13)”, mas, tantos jovens, antes mesmo de compreenderem que o sentido da vida é fazer dela um dom gratuito de amor, tem sua dignidade e sua vida retiradas de forma violenta.


Fazemos um apelo às famílias aqui presentes: não desistam de educar seus filhos nos princípios e valores que Jesus Cristo nos ensinou! Não desistam de lutar por suas vidas! Exercitem em suas casas o diálogo, a atenção e dedicação ao bem-estar, não apenas físico, mas, espiritual de cada membro.


Nossos apelos se estendem às nossas autoridades: desejamos que a luz de Cristo brilhe em seus corações, inspirando-lhes ações libertadoras que promovam a vida!


Ao Senhor, Dom Geraldo, agradecemos o carinho com a nossa juventude, pedimos que interceda a Deus por nós em suas orações para que tenhamos forças e não percamos nunca a esperança na vitória da vida sobre a morte. Continue intervindo junto à sociedade para que aconteça a transformação desta triste realidade!


E, a todos os jovens aqui presentes, tanto os de idade quanto os de espírito, com as palavras do Papa Bento XVI presentes na Mensagem para a XXVI Jornada Mundial da Juventude 2011, lançamos um pedido: “Gostaria que todos os jovens, quer os que compartilham a nossa fé em Jesus Cristo, quer todos os que hesitam, que estão na dúvida ou não crêem n’Ele, possam viver esta experiência, que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo e do seu amor por todos nós.”


Agradecemos a oportunidade de expressar nossa indignação e desejo de mudança: é hora de gritar “Juventude, sim para a vida e não para a morte. Chega de Violência e Extermínio de Jovens!”


Jovens da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário