Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Região Leste realiza a primeira etapa do CLARO 3


A Pastoral da Juventude da Região Pastoral Mariana Leste realizou no último fim de semana (27 a 29 de maio), a primeira etapa da terceira edição do Curso de Líderes e Assessores Regionais Organizados, o CLARO. Nesta fase, o curso contou com a participação de pouco mais de 60 jovens, vindos de várias cidades das três foranias da região: Viçosa, Abre Campo e Matipó. O curso foi realizado na cidade de Canaã, a “terra prometida”, como diria o Padre Afrânio, da paróquia de Santo Antônio, que recebeu os jovens.




O encontro começou na sexta-feira à noite, com a acolhida dos cursistas pelos jovens da cidade. A turma divertiu-se com ajuda da equipe de animação da cidade, que fez a recepção com músicas e dinâmicas.

No sábado, o dia começou com a oração do Ofício Divino da Juventude, que foi presenteado a todos os participantes. Depois da celebração, iniciaram-se as oficinas de formação. A primeira oficina chamou-se Formando a Base, e teve como material de apoio o livro Como iniciar um grupo de jovens, da coleção Na trilha do Grupo de Jovens. A outra oficina foi a Animando a Base, com o material Como dinamizar um grupo de jovens, também da coleção.

A noite cultural, ao fim do dia, foi animada. Como a festa era temática, sobre os anos 70, o que não faltou foram perucas e fantasias extravagantes, com música animada e diversão da galera.

No dia seguinte, os jovens se reuniram para realizar a sua conferência pré-assembleia, a fim de discutir os anseios da juventude, e escolher os delegados que representarão a região na Nona Assembleia da PJ, no fim de julho. Na oportunidade, o Projeto Memória da PJ Mariana também foi apresentado aos jovens, como incentivo à doação de materiais para o projeto.

O curso tem como objetivo principal formar e capacitar líderes para atuarem em seus grupos e paróquias, e serão realizadas mais duas etapas. A próxima será na forania de Abre Campo, nos dias 27 e 28 de agosto. Seu tema será relacionado à espiritualidade da Pastoral da Juventude.

Veja mais fotos do encontro:





Nenhum comentário:

Postar um comentário