Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pastoral da Juventude de Ponte Nova realiza Pré DNJ


Os grupos de base das três comunidades paroquiais de Ponte Nova realizaram no domingo, dia 30 de setembro, o Pré DNJ com a finalidade de repassar a todos os jovens o tema que será abordado no DNJ. O encontro começou às 7h quando a juventude foi recepcionada com um delicioso café da manhã comunitário. A acolhida foi fundamental para os jovens se descontraírem um pouco. Logo em seguida houve a oração inicial dirigida pela representante regional da PJ, Ariel, com a celebração do Ofício Divino da Juventude, pedindo a Deus que abençoasse todas as atividades do dia.

Em seguida, o assessor Hermano Santos, deu sua contribuição para o evento com uma palestra expondo a importância do DNJ e recordando todos os temas já abordados em DNJ’s anteriores. Passado esse momento os jovens foram divididos em três grupos: um Vermelho, encaminhado para a oficina “Realidade Juvenil: qual vida nós jovens temos vivido”, assessorada por Marcos Xavier da Paróquia São Pedro; o grupo Verde, da oficina “O que temos feito para transformar a realidade?”, assessorada por José Ilídio e Waldenier Gomes, da Paróquia Santíssima Trindade; e o grupo Amarelo, que participou da oficina “Que vida vale a pena ser vivida?”, assessorada pela jovem Nathália Oliveira da Paróquia São Sebastião.


A partir da discussão feita nos grupos, os jovens puderam conhecer mais a fundo o tema que será abordado no DNJ deste ano, além de propiciar um entrosamento entre eles, permitindo a troca de ideias e experiências entre os jovens das três paróquias. Depois das oficinas, cada grupo apresentou seu tema aos demais para todos terem conhecimento do que foi discutido em cada espaço.

 O primeiro grupo, Vermelho, apresentou um teatro relatando a vida dos jovens que entram nas drogas e os jovens que realmente vivem uma vida saudável. Eles mostraram como a morte chega mais rápido e de forma dolorosa para os jovens que percorrem o caminho do pecado.

O segundo grupo, Verde, apresentou sua oficina com todos os integrantes do grupo segurando uma corda que fora amarrada por retalhos. Eles quiseram mostrar que a união faz a força, e para transformar a nossa sociedade precisamos de todos juntos. Enquanto estavam apresentando apareceu uma mendiga no salão pedindo almoço (momento de muita emoção entre os participantes). O jovem Waldenier a convidou para sentar e assistir, mas ela não quis e as pessoas ficaram receosas com a situação. Para a surpresa de todos, ela não era mendiga, ela é Letícia Albergaria, uma mulher que luta por ideais e quis mostrar para nós, não só da Igreja, mas do mundo, que caridade não deve ser só falada, mas praticada. Porém, ela sentiu o contrário enquanto veio de Mariana até Ponte Nova a pé vestida de mendiga. Ela sentiu na pele como é ser excluída. Sua mensagem final foi “Amar o próximo”.

O terceiro e último grupo, Amarelo, também apresentou um teatro em que havia algumas jovens discutindo sobre o futuro, e na luta que elas teriam para estudar e arrumar emprego. Outros jovens, porém, usuários de drogas e sem perspectiva de vida quiseram levá-las para o caminho dos “prazeres carnais”. O grupo quis mostrar qual a vida vale a pena ser vivida, tema do DNJ.

Encerrada as apresentações, a jovem Marilanes, que faz parte da coordenação colegiada da paróquia São Pedro, esteve no evento parabenizando os jovens pela iniciativa de realizar esse encontro e incentivou os jovens a não desistirem dos seus sonhos. Fechando esse momento, o jovem Guilherme Belmiro, membro do grupo Kairós, contou a parábola “O Agricultor com Deus”. A moral é que nós precisamos passar por tribulações para vencermos na vida, e que Deus estará sempre conosco, pois Ele sabe o tempo de cada um e o que suportamos para alcançar as nossas graças. Durante a fala de Guilherme, muitos jovens chegaram a chorar pela emoção que sentiram porque de fato tocou no fundo do coração de todos os presentes.

A parte da manhã do encontro foi encerrada com um maravilhoso almoço. Iniciando o período vespertino o seminarista Michel Felipe assessorou a sala de mística, momento de reflexão e relaxamento para os participantes. Logo após os jovens voltaram a reunir-se em grupos a fim de avaliar o encontro para a melhoria dos encontros posteriores. Encerrando o Pré-DNJ, aconteceu um animado show que contou com apresentação dos jovens cantores membros de diversos grupos de base da cidade.

Vale ressaltar que a ideia desse encontro surgiu durante a visita dos símbolos diocesanos da Jornada Mundial da Juventude pela cidade de Ponte Nova, que uniu muito os coordenadores dos grupos, que agora repassam para os jovens a importância e a força que a juventude tem unida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário