Desde os anos 90, várias pastorais da Igreja, em parceria com organizações e movimentos sociais, celebram no dia 07 de Setembro o Grito dos Excluídos, um conjunto de manifestações espalhado pelo país, que aproveita a data marcante do Dia da Independência do Brasil para denunciar injustiças e chamar a atenção da sociedade brasileira para realidades de exclusão, desigualdade e violência.
Neste ano, o Grito dos Excluídos traz o lema “Juventude que ousa lutar constrói o Projeto Popular!”, e em nossa Arquidiocese, acontecerá na cidade de Congonhas, a partir das 11hs da manhã. Entendendo a necessidade de participação efetiva da nossa juventude em um espaço tão valioso, a Frente de Participação Sociopolítica da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana lança a carta que segue abaixo, convocando a presença de pessoas e grupos.
Leia, compartilhe e participe!
Mariana, 26 de agosto de 2013.
Que a Paz do Senhor esteja com vocês!
Amigos(as) pejoteiros(as),
A Pastoral da Juventude, em parceria com outras pastorais e diversas entidades dos movimentos populares, convoca a juventude arquidiocesana a participar da 19ª edição do Grito dos/as Excluídos/as, tradicional movimento de manifestação popular cujo principal objetivo é chamar a atenção para as condições de crescente exclusão social no país.
O Grito tem como lema em 2013 “Juventude que ousa lutar constrói o Projeto Popular”! O 19° Grito dos/as Excluídos/as acontece em um momento importante da conjuntura e conclama a juventude brasileira e toda a população a se manifestar, gritar e contribuir na construção de outro projeto de sociedade, o Projeto Popular para o Brasil. Para avançarmos neste caminho, precisamos entender que o momento pelo qual passamos é de agravamento da crise do sistema capitalista, iniciada em 2008, onde cada vez mais a população pobre é excluída e o capital, para recuperar seus lucros, busca produzir um maior número de unidades de bens e serviços na mesma quantidade de tempo.
De acordo com a organização nacional, os objetivos do Grito dos Excluídos(as) são: Anunciar, em diferentes espaços, sinais de esperança com a perspectiva de transformação e construção de um Estado efetivamente a serviço da Nação e que respeite os direitos fundamentais da pessoa humana. Fortalecer a organização, a mobilização e a luta popular. Denunciar todas as injustiças promovidas pelo sistema capitalista, implantado em nosso país e que causa a destruição, a privatização das políticas públicas, a precarização da vida, a mercantilização e a “financeirização” dos bens comuns.
A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana está junto nesta luta e vai levar às ruas o seu grito de paz, contra a Violência e o Extermínio de Jovens, junto com a campanha Contra a Redução da Maioridade Penal, exigindo políticas Públicas para a Juventude.
Mobilize seu grupo, levem suas bandeiras, cartazes e organize caravanas para o Grito dos Excluídos, dia 7 de setembro de 2013 em Congonhas – MG.
Contamos com a presença de vocês.
“[...]um jovem que não protesta não me agrada. Porque o jovem tem a ilusão da utopia, e a utopia não é sempre ruim. A utopia é respirar e olhar adiante. [...]”
Papa Francisco
Frente Sociopolítica da Pastoral da Juventude
Arquidiocese de Mariana
PROGRAMAÇÃO DO GRITO DOS EXCLUÍDOS 2013
11:00 - Concentração em frente à Matriz de Nossa Senhora da Conceição
12:00 - 1º Eixo: Juventude
12:30 - Início da caminhada para a Basílica do Bom Jesus
13:00 - 2º Eixo: Trabalho
14:30 - 3º Eixo: Organização Popular
15:00 - Celebração de abertura do Jubileu
Nenhum comentário:
Postar um comentário