Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2015

PJ Mariana Leste realiza VI Seminário Regional da Juventude

A Pastoral da Juventude (PJ) da Região Mariana Leste realizou entre os dias 04 e 07 de junho o VI Seminário Regional da Juventude, na cidade de Matipó, forania de Abre Campo. O encontro teve como tema “Juventude, Mídia e Sociedade” e como lema “A nossa comunicação seja azeite perfumado pela dor e vinho bom pela alegria” (Papa Francisco).
Cerca de noventa jovens das três foranias da região viveram dias de muita formação, espiritualidade e missão. O encontro começou na quinta-feira, com a celebração de Corpus Christie na igreja matriz de São João Batista. Na sexta-feira os participantes foram divididos em duas oficinas: “Juventude, Tecnologia e Missão” e “Igreja e Sociedade”, momentos de formação para os jovens que tiveram a oportunidade de compartilhar os conhecimentos ligados ao campo da comunicação. Após o momento das oficinas, a noite cultural foi marcada por uma animada quadrilha.
No sábado pela manhã os jovens assistiram ao filme “Cartas para Deus”, inspiração para a principal atividade do dia: as missões. Em seguida, padre Luiz Martins Neiva, assessor religioso da PJ, deu algumas orientações para a atividade. Após o almoço os PJoteiros foram divididos em equipes que se deslocaram até o bairro Boa Vista para o trabalho missionário, cumprindo a iluminação bíblica do seminário: “Anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade” (Mc 16, 15b). Além de ser um momento para levar a palavra de Deus, a experiência da missão foi, sobretudo, momento de escutar a história de vida e as necessidades dos moradores do bairro. Os jovens encerraram suas atividades do sábado com um luau na Serrinha, ponto mais alto da cidade, com muita música e animação.
A manhã do domingo começou com a celebração da Santa Missa, preparada pelos jovens, na igreja matriz. Logo após, os participantes se reuniram para avaliar o encontro e partilhar sobre as missões realizadas. Encerrando o encontro os participantes montaram um quebra-cabeça sobre o tema, mostrando que estamos em construção e cada um é uma peça importante para a caminhada.
“A experiência do seminário foi boa por vários motivos: por dar novo ânimo ao nosso trabalho nas paróquias; por reforçar a necessidade de sermos uma igreja em saída e escutar os anseios da sociedade e pela importância de dar continuidade à vida de fé e construção da civilização do amor”, contou a participante Laene Medeiros, membro da PJ da Paróquia Santíssima Trindade, em Ponte Nova.
"Agradeço por mais essa experiência incrível com a Família PJ e se Deus quiser virão muitas outras, é uma caminhada que vai prolongado nosso conhecimento, frutos de sabedoria, zoações enfim foi uma oportunidade para fazer amigos, conhecer pessoas novas usufruir de coisas positivas para vida e olhar para trás e dizer...#EuVivi #Compartilho porque dinheiro nenhum no mundo consegue trazer essa felicidade, gratificação por fazer parte dessa grande Família.. Vai fazer um ano que estou aqui e me sinto como se estivesse há muitos anos. Que essa história dure por muitos anos e essa família possa crescer cada vez mais e mais", relatou o jovem Rodolfo, membro da PJ da Paróquia São João Batista, em Matipó.
A Equipe Regional agradece mais uma vez aos membros da Comunidade Paroquial de São João Batista por acolher tão bem os participantes do VI Seminário Regional da Juventude.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário