Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Juventude da Região Centro celebra seu dia gritando contra a violência


A Pastoral da Juventude da Região Centro (PJcentro) celebrou no dia 20 de março o Dia Regional da Juventude gritando contra a violência e a favor da vida. Este DRJ foi celebrado na cidade de Senador Firmino e reuniu aproximadamente 700 jovens vindos das Paróquias de Senador Firmino, Brás Pires, Presidente Bernardes, Senhora de Oliveira, Piranga, Porto Firme, Lamim, Rio Espera, Divinésia e Paula Cândido.

Segundo a coordenação da PJcentro, O DRJ de 2011 foi uma ocasião de manifestar a participação na Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens. Com o grito “Chega de Violência e Extermínio de Jovens” a juventude proclama que "Há Esperança no Caminho" quando estamos unidos pela vida de todos.

O Dia foi marcado pela alegria do encontro de jovens das diversas comunidades da Região. Na chegada foram acolhidos na Escola e, antes da caminhada, os jovens de Porto Firme conduziram a oração da manhã, com um convite a ouvir o Senhor que chama porque ama e confia na Juventude. Com fitas verdes e brancas a juventude caminhou pelas ruas de Senador Firmino proclamando a Paz e a Vida. Em três momentos nas ruas foram convidados a refletir sobre a violência que tira a vida de milhares de jovens. Ao final de cada manifestação anunciavam que "Há Esperança no Caminho".

Na chegada à Igreja Matriz, após a acolhida do Pe José Afonso, pároco de Senador Firmino e Vigário Episcopal da Região Centro, os jovens e todos os participantes acolheram a palavra da assessora arquidiocesana Kátia Rosado, que incentivou a juventude e todos os presentes para refletirem sobre a violência e sobre os caminhos para promover a vida. A celebração Eucarística foi concelebrada pelos padres José Afonso e Luiz da Paixão, com grande participação da juventude e fieis de Senador Firmino. Após o almoço, várias apresentações animaram a juventude em uma tarde festiva. Foi a "Festa da Vida".

Dentro do contexto da Quaresma e Campanha da Fraternidade, este DRJ reuniu a juventude para um caminho de conversão e de Vida. A PJcentro propõe agora, além das reuniões da coordenação, eventos paroquiais para reunir a juventude e incentivá-la a se organizar, a partir dos grupos de jovens, em ações pela evangelização e pela vida. Um Seminário Regional no final do ano concluirá tudo o que está sendo celebrado e refletido em toda a Região. Segundo testemunhos de vários jovens, este DRJ trouxe animação e incentivo para participar da PJ em suas comunidades. Muitos se sentiram felizes em saber que são acolhidos pela Igreja e que Ela os apoia em sua missão evangelizadora. "Quando e onde a juventude está organizada, há esperança no caminho".

Um comentário:

  1. Parabéns à juventude da Região Centro! Fico feliz por vocês!
    Vamo que vamo!

    ResponderExcluir