A Pastoral da Juventude da Região Norte realizou, entre os dias 8 a 10 de junho, o 3º ciclo do projeto de formação Desperta Juventude. O encontro aconteceu na cidade de Mariana e contou com a participação de pouco mais de 30 jovens. Nessa etapa, os participantes refletiram o tema “Juventude e Política” e foram assessorados pelo coordenador da União Nacional por Moradia Popular e membro da Dimensão Sócio-política da Arquidiocese, Leleco e pelo padre João Paulo.
O encontro se iniciou na sexta pela manhã e, nesse dia, as reflexões pautaram a organização popular nos movimentos sociais e nos partidos políticos. O assessor Leleco destacou a importância da participação política da juventude como forma de coibir a corrupção e concretizar o Reino de Deus e ainda provocou os jovens a pensarem a conjuntura política dos municípios onde moram visando torná-los mais conscientes para as eleições municipais que acontecem em outubro deste ano.
No sábado, padre João Paulo propôs a reflexão sobre a Doutrina Social da Igreja e a importância de se pensar em Fé e Política. À noite, os jovens participaram da Festa da Caridade, promovida pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Mariana. Foi um momento de confraternização dos participantes que dançaram muito forró, ao som de bandas da cidade.
No domingo, os participantes partilharam sobre como o encontro os ajudou na reflexão sobre a participação da juventude na política e encerraram o encontro com a celebração eucarística presidida pelo assessor da PJ na região, padre Geraldo Barbosa.
O Desperta Juventude é um projeto de formação construído pelos jovens da região na última assembleia, realizada em agosto de 2010. O objetivo é formar as lideranças regionais a partir de encontros realizados semestralmente
Nenhum comentário:
Postar um comentário