Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Grupo JIM celebra seus 15 anos


No último dia 5, o grupo Jovens Iniciantes no Mundo (JIM), da Paróquia Santa Efigênia de Ouro Preto, celebrou seus 15 anos de existência. Para comemorar esse momento o grupo participou da celebração eucarística de sua comunidade e realizou um jantar junto de seus amigos e familiares.

Na missa, o celebrante enfatizou que apesar de ser um pequeno grupo realiza um trabalho diferenciado dentro da paróquia. Os jovens são assiduamente participantes na vida da comunidade e se destacam pelo seu trabalho pastoral. Fizeram-se presentes antigos membros do JIM bem como grupos próximos a ele. Na comemoração, os jovens se divertiram ao som da banda Evolução e tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor.

O JIM é o grupo mais antigo de Ouro Preto ainda ativo. Elenice dos Santos Félix, uma das fundadoras e hoje atuante na Pastoral Familiar, nos contou como foi o início do grupo:

“No começo, as coisas eram muito difíceis. Não tínhamos muito apoio de outros leigos atuantes em nossa comunidade. O grande incentivador do grupo foi o padre José Geraldo de Oliveira, o primeiro pároco de nossa paróquia. Começamos com um número pequeno de jovens, mas que aos poucos foi crescendo. Não tínhamos muito a idéia de Pastoral da Juventude, nos reuníamos na igreja para rezar e ler a bíblia e fazíamos passeios frequentemente. Aos poucos, começamos a participar dos DNJ’s e das formações promovidas pela região e pela arquidiocese. Depois de um ano de reuniões decidimos dar um nome ao grupo. Era preciso criar uma identificação. Depois de sugestões como JAC e JEC, a minha sugestão foi acolhida: Jovens Iniciantes no Mundo (JIM). Para mim, esse nome tem um sentido profundo: significa que o jovem é a esperança de transformação de um mundo melhor.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário