Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

PJ da Região Mariana Sul celebra o Dia Nacional da Juventude


Foi no dia 30 de outubro que centenas de jovens se reuniram em Barbacena, Minas Gerais, para celebrar o tão esperado Dia Nacional da Juventude, evento que acontece anualmente desde 1985. Participaram grupos de jovens das cidades: Barbacena, Carandaí, Capela Nova, Rio Pomba, Alto Rio Doce, Cipotânea, Silverânia e Desterro do Melo. Neste ano, o DNJ trouxe como tema de reflexão e discussão o protagonismo feminino, tendo o lema: "Jovens Mulheres tecendo relações de vida".

Durante a caminhada, que saiu da Paróquia São Pedro em direção à de Santo Antônio, foi destacado o papel da mulher em diferentes épocas, desde os tempos de Cristo. O “sim” de Maria cantado nas vozes dos jovens, foi o primeiro ponto a ser trabalhado.
"Foi ótimo participar da passeata do DNJ e viver, durante as paradas que fizemos, o amor de Maria, nossa mãe”– Paula Faustino, de Barbacena. "Hoje há muitas Sarah, Rute, Ester, Maria, Isabel, Maria Madalena e muitas outras que lutam contra o machismo que ainda impera em nossa sociedade. Porém, elas não desistem de viver e cultivam em seus corações o sonho de uma terra sem males” – Irmã Dircione, assessora religiosa da PJ. Como foi muito lembrado em diversos momentos da caminhada, "temos que tomar consciência de que a mulher também é um ser humano" –Michael Matos, de Carandaí. "Mulher brasileira é feita de amor!" (Benito di Paula). Não só a brasileira... Como destacou o padre Eudes, pároco de Santo Antônio: "Homem e mulher foram feitos à imagem e semelhança de Deus." (Gn 2, 18). 

Durante a procissão de entrada da missa, foram levadas fotos de algumas mulheres que tiveram um papel importante na construção das 'relações de vida'. O padre Eudes questionou durante a homilia que, em meio a tantas fotos de pessoas importantes, faltavam entre aquelas algumas fotos ainda mais importantes – as das jovens mulheres que, participando daquele evento, estavam, também, construindo as relações de vida. E como estavam! Elas protagonizaram o evento. Marcaram presença na organização, na apresentação de capoeira, na música. Quem conduziu o ritmo da caravana mais animada, a de Carandaí, foi a jovem violonista Vanessa, de Pedra do Sino. Lohanye Garcia, de Barbacena, encerrou o evento com seu show, cantando um repertório bem jovem. “Participar e ajudar na organização deste DNJ em Barbacena pra mim é uma alegria muito grande, porque é uma cidade onde os jovens precisam de muita atenção. Estou ansioso pelo ano que vem!” – Ademir Júnior, da Equipe Regional da PJ. "Música, dança, luta. Além da parte espiritual... Este encontro me ajudou a ver o verdadeiro valor, importância da mulher – que é mãe, esposa, companheira – entre outros adjetivos. Foi um evento muito bom. Parabéns a todas as mulheres!" – Laura Araújo, Barbacena.

Vencendo o clima instável de Barbacena, os jovens curtiram bastante o encontro, e aguardam o próximo!

Um comentário:

  1. Foi otimo estar junto a uma junventude unida pelo mesmo interesse. "maria" nossa mãe ilume a tudos homens e mulheres para enfrentarem juntos as dificuldades e como o padre disse na missa " vamos nos torna um Juventude das antigas, lutar por nossos direitos."

    ResponderExcluir