Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Regiões Norte e Oeste celebram o Dia Nacional da Juventude


Centenas de jovens das cidades das regiões pastorais Norte e Oeste e da cidade de Urucânia se uniram no dia 30 de outubro para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento aconteceu em Mariana e neste ano propôs uma reflexão acerca do papel da mulher na sociedade. Essa temática tem sido discutida desde o mês de setembro, a partir da realização das conferências pré-DNJ nos municípios que compõem as regiões.

A concentração aconteceu na Praça dos Ferroviários, onde a juventude gritava que seu desejo é a garantia e a preservação da vida da juventude, sobretudo da jovem mulher do campo e da cidade. Ressaltavam que a Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens está viva e precisa tornar-se uma causa de toda a Igreja e Sociedade, pois como cristãos, jovens e protagonistas que buscam ser, devem combater e denunciar qualquer tipo de violência e sinais de morte que permeiam a sociedade. Ainda na Praça dos Ferroviários, aconteceu a dança da “Ciranda pela vida” e a aluna da Escola de Fé e Política Dom Luciano e do Curso de Teologia para Leigos, Rosana, proferiu uma reflexão sobre o Protagonismo Feminino no contexto bíblico.


Logo após esse momento, iniciou-se a caminhada da juventude rumo ao Centro de Referência à Infância e à Adolescência (CRIA). Ao longo da caminhada houveram 2 momentos dedicados a reflexão, sendo um versando sobre “Mulher e participação social, com enfoque no cenário político”, e outro abordando o Protagonismo Feminino na contemporaneidade: um olhar para nossas comunidades, sendo respectivamente motivados por Zilda – Coordenadora Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente e ex-vereadora e leiga atuante na Paróquia de São João Batista na cidade de Conselheiro Lafaiete – e Bruna Monalisa – Articuladora Arquidiocesana da Pastoral da Juventude, atuante na Paróquia de Santa Efigênia na cidade de Ouro Preto.

Logo que se chegou ao CRIA, iniciou-se a celebração eucarística celebrada pelo arcebispo, Dom Geraldo. Este foi o primeiro DNJ que Dom Geraldo celebrou na Arquidiocese de Mariana, e nesta ocasião deixou uma mensagem especial à juventude que você confere no vídeo abaixo.



Dom Geraldo aproveitou o momento para convidar toda juventude para participar das atividades da Acolhida da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, que estarão em nossa Arquidiocese nos dias 21 e 22 de novembro em Barbacena e Mariana, respectivamente. Ressaltou que estes elementos foram presentes do Papa João Paulo II à juventude de todo o mundo, tornando-se símbolo da Jornada Mundial da Juventude. Deste modo, a passagem destes símbolos são momento de preparação para a Jornada de 2013 que acontecerá no Rio de Janeiro.

A tarde foi o momento da juventude mostrar seus talentos e subir ao palco. Embalados por música Católica, Sertanejo Universitário, Axé e Reggae muito se dançou e cantou. Houveram também apresentações de dança de rua e dança de salão.

O Dia Nacional da Juventude 2011 foi encerrado como começou: com oração jovem e coletiva. Rezaram o desejo de continuar lutando em favor da vida, e a certeza que a Pastoral da Juventude quer, a cada dia, fazer a sua história.

Veja o depoimento de alguns participantes do DNJ 2011:

“O DNJ aqui em Mariana, particularmente, foi muito bom, a estrutura do evento comportou bem todos os jovens que vieram rezar, cantar, e gritar pela inclusão das mulheres na sociedade. A presença da região Oeste tornou ainda melhor esse dia. A missa foi um momento muito forte para todos os jovens. Foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e uma frase que ele disse marcou muito a celebração e o DNJ: "Deus é pai, mas nos ama com amor de mãe”. À tarde, o momento foi de muita alegria, com os shows, tiveram presentes três bandas ótimas, agradando todos os jovens presentes. Enfim, com uma palavra este DNJ, foi maravilhoso, e a organização está de parabéns." (Ana Amélia – PJ Passagem de Mariana)


“Falar do DNJ é inexplicável, não há palavras para explicar os sentimentos que são vividos nesses grandes encontros de massa. É uma experiência única, e sem dúvida um momento marcante na vida de cada jovem, principalmente dos pejoteiros que se fazem presentes neste grande evento que conseguiu atingir milhares de jovens da nossa arquidiocese, sobretudo os dos grupos de base da PJ. Às vezes paro pra pensar o quanto é maravilhoso estar em contato com vários jovens, assim posso sentir que nem todos os jovens estão perdidos no mundo afora, sendo massacrados à margem da sociedade e enfim, sendo uma sombra que vaga na escuridão sem sonhos. Estar com vários jovens que lutam pelo mesmo objetivo que o meu, me dá forças na caminhada, fortalecendo a cada dia minha fé e passo a acreditar que a civilização do amor cresce a cada dia através desses jovens que são chamados para trabalhar na vinha do Senhor. O DNJ é sem dúvidas um momento de outro mundo, pois mostra a sociedade que nem tudo está perdido, pois o jovem que acredita em um outro Reino possível nunca esta só, sempre há mais um para ajudar a construir e semear na vida dos jovens marginalizados.” (Cleydson Souza – PJ Ouro Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário